Serviços

Higiene do trabalho

Higiene do trabalho

A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A higiene do trabalho consiste em combater as doenças profissionais.

A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem-estar das pessoas. Do ponto de vista de saúde física, o local de trabalho constitui a área de ação da higiene do trabalho. Assim um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos, como visão, audição, tato, olfato, e paladar. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais como o estresse.

Quais são os objetivos da higiene do trabalho?
Os objetivos da higiene do trabalho são a eliminação das causas das doenças profissionais, redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de defeitos físicos, prevenção de agravamento de doenças e de lesões, manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho. Com a atividade da higiene do trabalho podemos identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador e no pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade, reduzindo o absenteísmo (doença).

O que envolve a higiene do trabalho?
Ambiente físico de trabalho: a iluminação, ventilação, temperatura e ruídos;
Ambiente psicológico: os relacionamentos humanos agradáveis, tipos de atividade agradável e motivadora, gerência democrática e participativa, eliminação de possíveis fontes de estresse;
Aplicação de princípios de ergonomia: máquinas e equipamentos adequados às características humanas, mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas, ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano;
Saúde Ocupacional: estabelecimento de um sistema de indicadores, abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhamento de doenças.

Em outras palavras, a higiene do trabalho tem caráter preventivo, tendo como objetivo a saúde e o conforto do trabalhador, evitando que adoeça e se ausente provisória ou definitivamente do trabalho. A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ter mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade e da motivação e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos de absenteísmo que não relacionado às doenças.